livro.png

"[...] Teoria, pesquisa e extensão: bem se vê que o livro provém da universidade pública, sempre ciosa em manter vivo esse tríptico e, talvez principalmente, em fazer da articulação entre os três termos mais do que um clichê ou retórica palavra de ordem. Aliás, e fazendo já de início uma inadiável menção ao momento que vivemos nesse Brasil pós-golpe, que não ousa dizer seu nome, talvez o que precisemos seja de palavras de desordem, pois “a” ordem (vigente) é de destruição sistemática, deliberada, das coisas e pessoas que amamos: a educação pública, Paulo Freire, as liberdades, as crianças, as amizades, as conversas, as culturas populares, os modos de subjetivação múltiplos e singulares, as artes, as ficções, ...a...Psicologia Social?
Sim, trata-se de uma coletânea de artigos de Psicologia Social, derivada de um simpósio realizado na regional Jataí da Universidade Federal de Goiás, promovido em 2017.[...]"

Prefácio por:
Heliana de Barros Conde Rodrigues
Professora Associada do Departamento de Psicologia Social e Institucional
da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Clique na imagem para fazer
o download gratuito do livro

"O livro do Prof. Dr. Adailton Silva que trata da antropologia das populações afro-brasileiras e da antropologia da saúde é uma leitura deliciosa e imprescindível para todos(as) que querem conhecer sobre os passos que as lideranças negras tomaram nos últimos 30 anos, em defesa de políticas voltadas para a população negra [...] Adailton mergulha no debate sobre o papel que os e as ativistas negras tiveram na formulação de políticas da saúde. Nos fazendo recordar momentos épicos da luta de mulheres e homens negros na elaboração e articulação de políticas públicas. [...] Ao escrever sobre a memória de mulheres e homens negros que dedicaram suas vidas a luta pela saúde pública e a saúde da população negra, Adailton cumpre um papel muito importante. Não fosse o seu trabalho cuidadoso, tais histórias correriam o risco de cair no esquecimento."
Prefácio por:
Ivair Augusto Alves dos Santos
Doutor em Sociologia, executivo público da
Secretaria de Saúde de São Paulo

Clique na imagem para fazer
o download gratuito do livro

livro2.png

"[...] Este livro é uma iniciativa do Laboratório de Psicologia e Processos Psicossociais da UFJ, em parceria com o Observatório de Saúde Mental (obsam.ufj). O livro foi um projeto tecido a várias mãos, durante o período em que foi preconizado o distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19. O luto e o trauma vivido por cada ser humano se agudizou no contexto brasileiro, onde predominou um projeto genocida camuflado em negligência. Ignorando a ciência, sustentando mentiras e corrupção, apostando no extermínio dos/as considerados/as inimigos/as da nação, terminaram por adoecer um país inteiro. [...]"
Apresentação por:
Rita de Cássia Andrade Martins
Curso de Psicologia / UFJ
Observatório de Saúde Mental (obsam.ufj)
Laboratório de Psicologia e Processos Psicossociais (LPPP/UFJ)

 

Clique na imagem para fazer
o download gratuito do livro