Prevenção do suicídio 

Dicas para saúde emocional e prevenção do suicídio

 

Nossa saúde depende de estarmos física e emocionalmente bem. 

 

Cuidar dos nossos sentimentos é uma forma de nos mantermos bem. Não há sentimentos certos ou errados. Reconhecê-los e aceitá-los é um passo importante para nos conhecermos melhor e nos expressarmos melhor.

 

Diante de sentimentos muito intensos nosso pensamento fica prejudicado. Permita-se dar um tempo para pensar melhor antes de agir.

 

É normal sentir-se triste de vez em quando, mas se esse sentimento está demorando demais a passar, e trazendo dificuldades para o seu dia-a-dia, procure ajuda! 

 

Falar sobre seus sentimentos, além de aliviar a angústia, pode ajudar a encontrar o suporte que você precisa.

 

Você pode encontrar ajuda no posto de saúde perto da sua casa, nos Centros de Atenção Psicossocial - CAPS e em outros pontos de apoio em sua comunidade.

 

O Centro de Valorização da Vida - CVV oferece escuta gratuita, 24 horas, por telefone, chat e outros meios de comunicação. Ligue 188 quando precisar desse suporte ou acesse o site www.cvv.org.br.

 

Algumas vezes é difícil pedir ajuda. Se você está percebendo que alguém do seu convívio diário está passando por um momento difícil, ofereça ajuda. A sua empatia e acolhimento farão muita diferença na vida de quem está em sofrimento.

Beatriz Montenegro

CRP 01-8797